Biblioteca

A "Biblioteca Universitária Professor Raimundo Rodrigues de Sousa" é um órgão suplementar das Faculdades FATEPI & FAESPI, vinculada à Direção Geral das mesmas. Tem como objetivo possibilitar aos seus usuários o acesso à informação, ampliando, dessa forma, sua participação qualitativa em todas as instâncias dos processos sociais, culturais e educacionais, atendendo as funções de pesquisa, ensino e extensão. A Biblioteca conta com o apoio profissional do Bibliotecário, responsável pela coordenação da Biblioteca, o qual busca estabelecer padrões e políticas para a otimização do acervo e dos serviços de referências, por meio do contato direto com os usuários, conta ainda com estagiários e um auxiliar administrativo. São usuários da Biblioteca: alunos, professores, servidores e a comunidade em geral.

Manual de Trabalho Acadêmico

TCC FATEPI / FAESPI

CAPA TCC FATEPI / FAESPI

A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é um acervo digital composto por milhares de títulos, que abordam diversas áreas de conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras.


Segunda à Quinta-feira – 07:30 às 11:30h / 13:00 às 22:00h

Sexta-feira – 07:30 às 11:30h / 13:00 às 21:30h

Sábado – 08:00 às 12:30h

O espaço físico da Biblioteca FATEPI/FAESPI é de 139,22 m2, espaço este, amplo, climatizado e adequado ao desenvolvimento das atividades de estudo e pesquisa do aluno, uma vez que conta com ambiente para estudo individual e em grupo; computadores para pesquisa; rede wireless, balcão de atendimento; além do espaço destinado ao acervo e às atividades de processamento técnico da Biblioteca.
Bibliotecário

Rogério Cunha Teixeira (CRB-3/1077)

Auxiliar Administrativo

Gilberto Jesus Santos

O acervo da Biblioteca Prof. Raimundo Rodrigues de Sousa é adequado à execução de todos os cursos oferecidos pelas Faculdades FATEPI & FAESPI, contendo títulos de formação básica e formação profissional. É composto deste modo por obras gerais, obras de referência, periódicos nacionais impressos e eletrônicos, CDs, DVDs, monografias, dissertações, teses, artigos de cursos, relatórios de pesquisa, bases de dados e etc. A Biblioteca funciona através do sistema de gerenciamento de bibliotecas, o Sistema Biblios, o qual interliga a Biblioteca a todos os setores chave das Faculdades, possuindo recursos suficientes para assegurar sua perfeita administração. O acervo, todo informatizado, torna possível o acesso à rede de informação local e/ou on-line, por autor, título e assunto, podendo também efetuar reservas no Banco de Dados. Nos catálogos é utilizado como padrão de descrição bibliográfica o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano) e como Sistema Padrão de Classificação Bibliográfica a CDD (Classificação Decimal de Dewey).
A realização do empréstimo deverá ser feita mediante apresentação da carteira de acesso à Faculdade, funcional ou do documento de identificação com foto. O empréstimo é facultado exclusivamente aos alunos regularmente matriculados, professores e funcionários da Faculdade, portanto, é pessoal e intransferível.
Alunos

3 (três) livros durante 3 (três) dias;

Funcionários

4 (quatro) livros durante 5 (cinco) dias;

Professores

4 (quatro) livros durante 7 (sete) dias;

Alunos em fase de TCC

5 (cinco) livros durante 3 (três) dias, desde de que comprove a inscrição;

Alunos de Pós-graduação

3 (três) livros durante 15 (quinze) dias.

No empréstimo especial o aluno poderá retirar 1 (uma) publicação para uso interno da Faculdade, devendo devolvê-la até as 21:30h do mesmo dia. São elas:

– Obras de Referência (Vade Mécum, Dicionários, Enciclopédias, etc.);

– Periódicos (Revistas e Jornais);

– Livros Cativos (Exemplares fixos);

– TCC’s.

– Os CD’s e DVD’s não são emprestados, mas consultados na IES, sob a responsabilidade de um professor.

– O usuário não poderá retirar, por empréstimos 02 (dois) exemplares da mesma obra.

A renovação será permitida em duas situações:

– Quando a obra não se encontrar com pedido de reserva, feito por outro usuário;

– Quando a obra não estiver com prazo de renovação vencido. Caso isto ocorra, o usuário deverá comparecer a Biblioteca com a obra para fazer a devolução e regularizar sua situação financeira;

– A renovação poderá ser feita no balcão de atendimento da Biblioteca ou através Biblioteca on-line.

A reserva pode ser solicitada quando todos os exemplares da obra encontrarem-se emprestados, que ficará à disposição do interessado por 24 horas. Perde o direito ao empréstimo da obra em reserva o usuário que por qualquer motivo não comparecer a Biblioteca no dia determinado.

A reserva é feita exclusivamente pelo usuário solicitante através da Biblioteca On-Line (matrícula e senha (e mesma do aluno online).

A impossibilidade de acesso à renovação on-line não será justificativa de atraso da obra, devendo o usuário está ciente da responsabilidade de devolução da mesma na data prevista do vencimento e do pagamento da multa ocasionada por sua devolução em atraso.

O valor cobrado refere-se somente aos dias úteis.

No empréstimo normal o valor é de R$ 1,00 por dia e por título.

No empréstimo especial, são 0,50 centavos por hora de atraso.

O usuário em débito com a biblioteca não poderá retirar outra(s) obra(s), nem qualquer documento na secretaria acadêmica (declaração, matrícula, transferência, etc.) e deverá apresentar um “nada consta” da Biblioteca.

Danos parciais, totais ou a perda do material (livros, TCC’s, DVD’s, CD’s, etc.), são de completa responsabilidade do usuário, o que implica o ressarcimento, juntamente com o pagamento da multa por atraso da(s) obra(s) em questão.

LiveZilla Live Chat Software