Boa escolha!

process 2

CURSO Psicologia com habilitação em docência

No curso de Psicologia da FAESPI. O Bacharel tem como objetivo principal oferecer formação inicial ao pesquisador a ser completada com a formação de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Com a Licenciatura em Psicologia, o profissional da educação apresentará temas tais como desenvolvimento, psicologia escolar, psicologia social, psicologia da saúde, psicologia do trabalho, e ainda, motivação, personalidade, emoções, aprendizagem, autocontrole, uso e prevenção do uso de substâncias químicas. Portanto, onde houver um homem se comportando haverá espaço para o trabalho do psicólogo.


INSCREVA-SE

SOBRE O CURSO:

Grau: Bacharelado em psicologia

Modalidade: Presencial 

Regime de matrícula: Semestral

Nota CPC: (Acesse o site do MEC) 

 

COORDENADORA

Karolina Pessoa


APRESENTAÇÃO

O Curso psicologia da FAESPI está em sintonia com as transformações da profissão. Sua participação ativa e de vanguarda nesse processo tem contribuído com elementos críticos e de fundamentação por meio de pesquisas e experiências em seu currículo que apontam direções para as transformações da profissão de psicólogo no Brasil.

A Psicologia envolve tanto uma profissão quanto uma ciência em desenvolvimento. Nesse sentido, o reconhecimento de sua diversidade é um dos elementos mais importantes para a construção de sua identidade e de seu corpo teórico. Cabe enfatizar um aspecto importante do desenvolvimento da profissão: a busca de condições que tornem a Psicologia acessível a quem dela precise, o que sem dúvida exige a adaptação de alguns saberes e alguns fazeres às novas demandas.

Cabe, ainda, destacar dois aspectos importantes: primeiro, a formação dada pela FAESPI que alia competência técnica e compromisso ético, com um currículo que apresenta de forma equilibrada as teorias, as técnicas, o incentivo à pesquisa e o debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão; segundo, observa-se a presença também equilibrada da ciência e da profissão, dois aspectos que a Psicologia procura unir por meio de suas entidades.

O curso é fortemente voltado para o preparo profissional, propiciando sólido conhecimento teórico e oportunidades de aplicação prática associadas à crítica e à busca de soluções mais efetivas para demandas de naturezas distintas.

É essa busca contínua que motiva a revisão curricular e exige que a relação teoria e prática seja pensada como estratégia fundamental para uma formação flexível. Ao mesmo tempo é essa relação que fará com que a Psicologia possa reinventar as suas práticas, ou se rever enquanto conhecimento, fazendo do estranhamento e da perplexidade o primeiro passo para a busca de soluções em seu campo.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

O curso capacita o profissional para a intervenção em instituições e situações diversas, tais como: instituições educacionais (escolas, creches, entidades socioeducativas etc.), instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental, hospitais-dia, clínicas psicológicas etc.) e ainda intervenções em qualquer instituição, na perspectiva das condições e relações de trabalho. Desenvolve, para isso, habilidades para o diagnóstico, o tratamento clínico, assessoria, orientação e planejamento. O momento privilegiado dessa habilitação são os estágios supervisionados, que são obrigatórios e dividem-se em básicos e específicos. Além disso, no decorrer do curso, o aluno desenvolve trabalhos de pesquisa com diversidade de abordagens, metodologias e temas.

Duração do Curso

5 anos a 7 anos